7 de abril de 2008

Fumareiras
Estação de Betim, MG
Óleo sobre tela
50 x 80 cm
Medalha de ouro no 38º Salão de Belas Artes
do Clube Naval RJ, 2008


O MUSEU E O PAISAGISMO BRASILEIRO


O Museu Antônio Parreiras, criado em 1941, completou em 2007 sessenta e cinco anos de abertura ao público. Tombado pelo IPHAN em 1967 ele nos revela o cenário em que viveu e trabalhou o mestre Parreiras.
Discípulo de Grimm, Parreiras registrou durante toda sua vida as belas paisagens de sua terra natal e de outras tantas por onde andou. Amante da pintura do natural, Antônio Parreiras pintou muitas cenas históricas encomendadas pelo poder público e concorreu nos Salons internacionais com nus que lhe garantiram premiações. Consagrou-se internacionalmente na pintura de paisagem conseguindo prestígio em seu tempo, e mais do que isso, foi um dos poucos pintores que viveu exclusivamente de sua arte.
O Museu Antônio Parreiras, além de preservar e divulgar a obra do mestre, entende que como instituição pública tem o dever de promover em seus espaços exposições temporárias que tragam oportunidades aos artistas. Afinal a história da pintura de paisagem continua! A cidade de Niterói guarda a tradição da pintura de paisagem, sobretudo do natural. Artistas jovens perpetuam o gosto de Parreiras, e nada mais oportuno e justo que esta Residência-Ateliê seja o espaço de promoção e divulgação não só dos novos artistas como dos consagrados.

Lucienne Figueiredo
Diretora do Museu Antônio Parreiras

Nenhum comentário: